O planejamento das férias de quem vai pegar a estrada passa, principalmente, pelas manutenções preventivas e reparos dos veículos para garantir a segurança do condutor, dos passageiros e até de terceiros. De itens mais simples como uma luz queimada, que pode gerar multa e pesar no bolso, até mais perigosos como falhas nos freios, desgaste irregular dos pneus, superaquecimento do motor e até problemas no sistema elétrico, podem ser evitados com uma ida periódica à oficina mecânica.
Siga o Poder News no Instagram.
De acordo com uma pesquisa do Instituto Scaringella Trânsito, 30% dos acidentes de trânsito no país poderiam ter sido evitados com a manutenção preventiva. A subestimação de alguns motoristas, conforme explica o especialista Leonardo Mendonça, da LS Centro Automotivo, representa uma boa parte das demandas na oficina.
“Dependendo do estado de conservação do veículo e do tempo de uso, o gasto com manutenção preventiva por ano pode variar entre R$ 500,00 e R$ 2.000,00. Valor esse que pode ser muito mais alto com a falta dela”. Um outro item que pode deixar na mão o motorista é a bateria dos veículos convencionais, que tem validade entre dois e cinco anos. “Se a pane acontecer em perímetro urbano durante o dia, é mais fácil de ser solucionado, mas em uma viagem de férias, na estrada e à noite, e a sinalização estiver comprometida o perigo aumenta”, acrescenta.
A lista para um checklist que garanta uma viagem tranquila na estrada é um pouco extensa, mas fundamental para a segurança de todos. Leonardo cita alguns itens, a exemplo dos pneus e estepe (calibragem, alinhamento, balanceamento, estado de conservação, se está careca ou não, e tempo de vida que ele está rodando); sistemas de freios; sistemas de direção e suspensão; sistema de arrefecimento; óleo do motor; água do radiador; filtros; vazamentos; correias; e ar-condicionado. Além de conferir os equipamentos de segurança, como triângulo, macaco, chave de roda, kit de primeiros socorros e a validade do extintor de incêndio; o motorista deve ficar atento a documentação em dia (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV – e a Carteira Nacional de Habilitação – CNH).