Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • POLÍTICA

MEC lança pacto para qualificar educação de jovens e adultos

Poder News 7 de junho de 2024
No Brasil, mais de 9 milhões de pessoas não sabem ler ou escrever / Divulgação/PMF

O Ministério da Educação lançou, nesta quinta-feira, 6, o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Siga o Poder News no Instagram.

A meta é superar o analfabetismo e elevar a escolaridade da população a partir de 15 anos de idade que não tenha acessado ou concluído o ensino fundamental e médio.

A medida já foi publicada por decreto no Diário Oficial da União

A política prevê a colaboração entre municípios, estados e Distrito Federal para oferta de ensino de qualidade.

Entes federativas também receberão recursos didáticos coerentes com o público do EJA.

De acordo com o MEC, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) não comprava obras para a educação de jovens e adultos há nove anos.

Além de ampliar o número de matrículas para adultos e jovens, a medida também visa estabelecer a oferta da modalidade em todas as etapas de educação.

As diretrizes do pacto trazem ainda orientações, como o critério de equidade na oferta de vagas para atender grupos em situação de vulnerabilidade.

Outra meta a ser alcançada é a integração com a educação profissional e tecnológica para também promover qualificação para o trabalho.

Com a adesão, o Governo disponibilizará recursos pelos programas de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos; Dinheiro Direto na Escola e Brasil Alfabetizado.

Serão utilizados também recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

Estão previstas ainda a oferta de bolsas para alfabetizadores e de formação de professores.

Em 2023, o Brasil ainda mantinha 9,6 milhões de pessoas na faixa etária a partir dos 15 anos de idade que não sabiam ler e escrever.

Ainda, o percentual de analfabetismo da população preta ou parda (7,4%) é mais que o dobro observada entre pessoas brancas (3,4%).

Os dados constam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: O que explica a vitaminada de André Fernandes
Next: Capitão Wagner oficializa pré-candidatura em Fortaleza: ‘eleição da minha vida’
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.