A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), realiza, na próxima sexta-feira, 26, a partir das 9h, audiência pública para discutir o projeto “Costurando Moda com Direitos”
O projeto promove ações em parceria com 19 organizações, grupos e coletivos de mulheres no Ceará, Rio de Janeiro e Pernambuco.
O debate é fruto de requerimento do deputado Renato Roseno (Psol) que explica, em sua justificativa, que a iniciativa nasceu a partir de pesquisa realizada nos meses de janeiro e fevereiro de 2022, com 87 costureiras da Região Metropolitana de Fortaleza e dos municípios de Crateús e Viçosa do Ceará.
Ainda segundo o documento, no âmbito do Ceará, o projeto acolhe os movimentos de “Mães e Familiares do Curió”, o coletivo “Vozes” e a articulação do “Fórum Cearense de Mulheres” (FCM).
Durante o encontro, serão apresentadas informações e reflexões obtidas por meio da pesquisa, com dados sobre as condições de vida e trabalho de costureiras do Ceará, destacando ainda os fatores sociais, econômicos, educacionais, raciais e de gênero.