O projeto de iniciativa do Executivo Municipal, que cria a Agência de Desenvolvimento da Economia do Mar de Fortaleza (ADEMFOR), entrou extrapauta na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 24, mas voltou para Comissão Conjunta de Legislação e Orçamento por receber seis emendas.
A matéria teve o parecer aprovado no colegiado, em reunião realizada mais cedo na Sala das Comissões.
A criação da Agência se justifica, segundo a mensagem do Executivo, devido o potencial para o desenvolvimento da economia do mar.
Fortaleza tem aproximadamente 34 km de costa marítima, sendo rica em recursos naturais como peixes, crustáceos, algas e outros frutos do mar, além de diversas áreas para prática de esportes náuticos e turismo de praia.
De acordo com o projeto, a Agência tem como finalidade a execução de ações, planos, objetivos e diretrizes voltadas para Economia do Mar de Fortaleza. Dentre os objetivos estão:
Planejamento e execução de estudos e projetos de fomento ao desenvolvimento de atividades voltadas Economia do Mar de Fortaleza; Fomento a realização de grandes eventos e de negócios voltados aos esportes náuticos, pesca, navegação, turismo marítimo, exploração de energias renováveis;
Ainda, estímulo e participação da modelagem de Parcerias Público-Privadas voltadas a exploração econômica sustentável de atividades relacionadas à Economia do Mar de Fortaleza.
A proposta traz o conceito da Economia Azul, ramo da economia que se relaciona ao uso sustentável dos recursos marinhos.
Atualmente a Economia do Mar vem ganhando adeptos em várias partes do mundo, e apesar de existirem ainda poucas iniciativas no Brasil, a cidade de Fortaleza esta despontando junto ao contexto mundial,
Por meio do estabelecimento de parcerias com organizações como a Federação da Indústria do Estado do Ceara, com as universidades e com os bancos de desenvolvimento como a Corporação Andina de Fomento.