A cooperação internacional de Ministérios Públicos Américas e Europa foi o eixo central para a discussão, na tarde dessa quinta-feira, 29, da 7º Conferência Latino-americana do Ministério Público (IAP). Foram debatidos temas como combate ao tráfico de drogas, às organizações criminosas, casos de corrupção e crimes financeiros, e também a lavagem de dinheiro.
O evento começou nesta quarta, 28, e prossegue até sexta-feira, 30, na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), em Fortaleza, e é promovido pela Associação Internacional de Promotores (IAP), o Ministério Público do Estado do Ceará e a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Brasileiro (CONAMP).
Os trabalhos foram abertos oficialmente pelo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Ceará, Manuel Pinheiro.
“O Combate ao Tráfico Ilícito Transnacional” foi discutido em sessão plenária mediada pelo presidente da Associação dos Membros do Ministério Público Federal da Argentina, Ricardo Toranzos.
Ainda, Martin Van Nes, procurador do Ministério Público da Holanda, que possui vasta experiência no combate a crimes relacionados ao narcotráfico e a organizações criminosas, pontuou que o trabalho exercido de forma multisetorial e interinstitucional é mais efetivo, especialmente quando se trata de situações envolvendo mais de um país.