
O apagão cibernético global causado nesta sexta-feira, 19, pela empresa CrowdStrike, afetou algumas empresas brasileiras, em especial do setor aereoportuário e bancário.
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Há queixas de usuários de aplicativos de bancos fora do ar e de atrasos de voos, em geral por dificuldades no sistema de check-in.
A companhia aérea Azul informou que alguns voos podem sofrer atrasos pontuais.
“A recomendação é que os clientes que possuem voo hoje, e ainda não realizaram o check-in, cheguem ao aeroporto mais cedo e dirijam-se ao balcão de atendimento da companhia.”
No Aeroporto Internacional de Brasília, administrado pela Inframerica, o impacto foi muito pouco, restrito a voos da Azul.
Até as 11 horas de hoje, cinco voos da empresa decolaram com atraso. Outros três ainda se encontravam atrasados.
Diante da falha no sistema, o check-in passou a ser feito de forma manual, enquanto o sistema esteve fora do ar.

No Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, ocorreram alguns problemas devido à intermitência no sistema de check-in.
Segundo a Infraero, administradora do aeroporto, não houve maiores impactos, segundo
A Força Aérea Brasileira não foi afetada pelo apagão cibernético.
Segundo entidade, todos os equipamentos e softwares utilizados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo permaneceram operando durante o período.
“Não houve impacto nos serviços de navegação aérea providos, mantendo-se o elevado nível de segurança das operações”, informou a FAB.
Aeroportos em todo o mundo, incluindo Tóquio, Amsterdã, Berlim e Espanha, relataram problemas em seus sistemas e atrasos.
Bancos
Clientes do Bradesco foram surpreendidos com uma falha no aplicativo do banco durante a manhã.
O sistema apresentava uma mensagem dizendo que “em virtude de um apagão cibernético global, alguns canais digitais do Bradesco apresentam indisponibilidade”.
O banco sugeriu, a seus clientes, que não desinstalem o aplicativo para não perderem a chave de segurança.
Em nota à imprensa, o Bradesco informou que equipes estão atuando para regularização o mais breve possível.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a maioria das instituições financeiras brasileiras já normalizou seus serviços ainda pela manhã.
O Banco Central informou que seus sistemas estão operando normalmente.
*Com informações da Agência Brasil.