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Tamanho de convenção partidária tem peso na campanha?

Poder News 2 de agosto de 2024
Tem o condão de injetar ânimo do candidato ao militante anônimo / Banco de imagens da USP/Divulgação

Prevista na legislação eleitoral, a fase de convenções partidárias – uma das mais importantes do calendário, caminha para o fim – vai até a próxima segunda-feira (5).

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Para partidos, coligações e federações, é o ponto alto da pré-campanha.

Discursos, conteúdos recortados para as redes sociais e relativa repercussão na imprensa compõem o ritual.

Daí a pergunta, num universo em que a aceitação pública representa a diferença entre vitórias e derrotas: o tamanho desses encontros fazem diferença ao longo da campanha?

Convenções têm peso na cabeça do eleitor, no momento em que ele dedilhar as teclas na cabina de votação?

Sim. Têm. A campanha só começa dez dias depois do fim das convenções, mas o ambiente coletivo tem o condão de injetar ânimo.

Isso acontece do candidato ao militante anônimo, passando por dirigentes partidários, apoiadores de segmentos estratégicos e até formadores de opinião.

Mas não é só isso – a história tem mostrado.

Não vai muito longe uma campanha que lota espaços – às vezes, artificialmente -, se não tiver capilaridade social, nos rincões distritais interioranos ou bairros populares de grandes centros, a exemplo de Fortaleza.

Para além da exigência legal, convenções podem ser – ou não -, um bom começo de uma caminhada exitosa.

Por enquanto, interesse se restringe aos profissionais
O público mediano, do mundo real – não o que ganha a vida com a política, respirando-a 24 horas por dia – só vai se ligar no processo eleitoral com a fase eletrônica da disputa.

1º turno está marcado para 6 de outubro / Reprodução

É o que, tradicionalmente, dizem as pesquisas eleitorais.

Tanto que a taxa de indecisos, muito alta, no início, vai caindo aos poucos.

Isso ajuda a explicar, inclusive, os baixíssimos índices nas sondagens espontâneas.

Ou seja, quando nomes não são apresentados ao pesquisado.

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