O presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, anunciou, na última quarta-feira, 31, a atração de R$ 1,07 bilhão em recursos para obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário no estado.
Siga o Poder News no Instagram.
A divulgação ocorreu durante live semanal do governador Elmano e Freitas (PT).
O investimento é proveniente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
O montante foi dividido em 475 milhões para projetos de água e 531 milhões para projetos de esgoto.
Os 12 municípios beneficiados são: Fortaleza, Eusébio, São Gonçalo do Amarante, Juazeiro do Norte, Baixio, Mauriti, Quixadá, Piquet Carneiro, Tamboril, Acaraú, Mombaça e Crateús.
“Nós estamos investindo na qualidade de vida e saúde do nosso povo, 1 bilhão em investimentos para garantir água potável e garantir esgotamento sanitário”, pontuou o governador Elmano.
Investimentos
Na ocasião, o presidente Neuri enfatizou o investimento de R$ 244 milhões para a execução da Estação de Tratamento de Água para região Cariri.
Inicialmente, o empreendimento deve beneficiar 460 mil pessoas no município de Juazeiro do Norte.
O projeto abarcará ainda os municípios de Barbalha e Missão Velha.
Já em Mauriti, serão realizadas ampliações e melhorias na captação da água, visando atender mais de 30 mil pessoas.
Em Fortaleza e Eusébio, a Cagece planeja implantar uma adutora com maior diâmetro, visando atender aproximadamente 177 mil pessoas.
Para São Gonçalo do Amarante, o montante será investido no abastecimento de água de 14 localidades, atendendo 61 mil pessoas.
Na área de esgotamento sanitário, o investimento de 531 milhões vai sanear os municípios de Tamboril, Mombaça, Piquet Carneiro, Baixio e Acaraú.
As cidades passarão a ter 100% de cobertura da rede de coleta e tratamento de esgoto.
Ao todo, mais de 141 mil pessoas serão beneficiadas.
Em Crateús e Quixadá serão realizadas melhorias na rede de esgotamento sanitário e nas estações de tratamento. Beneficiando, ao todo, mais de 21 mil pessoas.