A partir desta segunda-feira, 24, os táxis de Fortaleza irão circular com uma tarifa mais cara.
A mudança foi autorizada pela Prefeitura Municipal, após estudo realizado pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).
O aumento será de 20% na bandeirada, no quilômetro rodado na bandeira 1, assim como no valor da hora parada e nas tarifas de classe especial. A elevação da bandeira 2 chegou a 25%.
A revisão da tarifa foi solicitada pelo Sindicato dos Taxistas de Fortaleza e Região Metropolitana (Sinditaxi), por meio de um decreto, no dia 13 de julho.
O sindicato pedia um aumento de 22% na tarifa para cobrir os custos de “tudo que envolve o carro”, para que eles pudessem sobreviver da atividade.
De acordo com a Etufor, os novos valores foram estabelecidos de acordo com a metodologia utilizada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).
Os percentuais de aumento dos insumos de transporte que influenciam nos valores são pneus (53,59%), remuneração do operador (23,99%) e combustível (8,34%).
Atualização
Com a mudança, os permissionários do sistema de táxis deverão comparecer ao Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), seguindo o calendário desse órgão, para aferição dos taxímetros.
Além disso, devem providenciar novas tabelas de preço a serem afixadas no interior dos táxis.