Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • COLUNA ERIVALDO CARVALHO
  • ELEIÇÕES 2024
  • POLÍTICA

Primeira semana de campanha mostra que Sarto está no jogo

Poder News 24 de agosto de 2024
Prefeito e candidato à reeleição oscilou para cima; Wagner, para baixo / Reprodução

E lá se foi a primeira semana de campanha eleitoral de 2024. Esta fase vai até a próxima sexta-feira, 30, quando começa o período eletrônico, no rádio e TV.

Siga o Poder News no Instagram.

Em Fortaleza, houve debate entre os candidatos a prefeito – antes mesmo do início da campanha -, e uma série de pesquisas foi divulgada.

O gráfico acima mostra a síntese das intenções de voto captadas pelos institutos Quaest, Datafolha e Paraná Pesquisas.

Trata-se do agregador de pesquisas Rali. Vinculado ao respeitado Instituto Locomotiva, a iniciativa é chancelada pelo jornal O Globo.

Segundo o mecanismo, Capitão Wagner (União Brasil) está, na média, com 30%; José Sarto (PDT), com 22,5%.

André Fernandes (PL) tem 15,2%; Evandro Leitão (PT), 10,3%, e Eduardo Girão (Novo), 5%.

Daqui a seis semanas
Se a eleição fosse hoje, Sarto e Wagner estariam no segundo turno.

Acontece que não é. A votação será somente daqui a longas seis semanas. Até lá, tudo pode acontecer.

O que dá para dizer, por enquanto, é que o prefeito e candidato à reeleição está no jogo.

Segundo o Rali, há tendência de crescimento do pedetista. Ele oscila para cima. Wagner oscila no sentido oposto.

O “porém” é que se trata dos dois nomes mais conhecidos pelo eleitor da Capital.

Wagner está na terceira campanha para prefeito. Sarto é o próprio prefeito.

De qualquer forma, Sarto mostra-se resiliente. É muito provável que a intenção de voto para ele seja a mais consolidada. Como assim?

Simples. O candidato do PDT tem expressiva taxa de rejeição.

Isso significa que quem pretende votar nele, dificilmente mudará o voto.

Volta de apresentação
Mas o que vai acontecer quando os demais concorrentes forem massificados é uma grande incógnita.

Numa metáfora automobilística, podemos dizer que a primeira semana foi uma volta de apresentação.

No fim da próxima semana, no qual vai começar a propaganda televisiva e radiofônica, a corrida começa para valer.

É isso.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: Ministra Cármen Lúcia visita o TRE-CE
Next: Mêntore Bank reúne Ministro do TCU e empresários para falar sobre compliance
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.