
O Facebook foi a plataforma que mais recebeu recursos nas últimas duas eleições brasileiras, conforme dados do Divulgacand, sistema de prestação de contas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O valor destinado à empresa saltou de pouco mais de R$ 1.700, em 2014, para quase R$ 200 milhões nas eleições municipais de 2024.
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Na última eleição, o candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, foi o maior investidor, destinando R$ 8,8 milhões às redes sociais. Em seguida, vieram Evandro Leitão (PT), eleito prefeito de Fortaleza, com R$ 5,8 milhões, e seu concorrente derrotado, José Sarto (PDT), com R$ 4,9 milhões.
A mudança de paradigma aconteceu nas eleições de 2018, quando o Facebook recebeu R$ 23,2 milhões das campanhas brasileiras. Minas Gerais foi um dos estados de maior investimento, com destaque para dois candidatos a governador: Antonio Anastasia (PSDB), que gastou R$ 878 mil, e Romeu Zema (Novo), que investiu R$ 476,3 mil. Zema venceu Anastasia e conquistou o governo estadual.