
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), falou do déficit herdado da gestão anterior, do ex-prefeito José Sarto (PDT), e atualizou a população sobre a situação da dívida pública, que supera os R$ 4,6 bilhões para os próximos quatro anos.
Siga o Poder News no Instagram
“É importante registrar que enfrentamos extrema fragilidade financeira. Hoje, temos uma dívida total superior a R$ 4,6 bilhões e um déficit acumulado de 2024, que pode reduzir nosso índice de capacidade de pagamento (Capag) de B para C, comprometendo nossa capacidade de acessar recursos externos”, afirmou.
“Neste cenário, anunciamos medidas de contenção de gastos, como a redução salarial do prefeito, da vice-prefeita, de todos os secretários, cargos comissionados e terceirizados, além da revisão de contratos e aluguéis, entre outras ações para manter nossa capacidade de honrar compromissos ao longo do ano”, detalhou.
Além disso, em seu discurso, o prefeito destacou as entregas realizadas no primeiro mês de sua gestão. Entre os principais pontos destacados, estão a extinção da Taxa do Lixo, as operações de limpeza na cidade e o compromisso com a reforma administrativa. Evandro também enfatizou que sua gestão será marcada pelo diálogo constante entre o poder público e a população.