Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • POLÍTICA

Criminalista afirma que Alepa não pode votar projeto sobre tornozeleira

Poder News 26 de fevereiro de 2025
Criminalista paraense afirma que Alepa não tem competência para votar projeto que obriga presos a pagarem por uso de tornozeleira eletrônica; entenda / Foto: Divulgação

O advogado criminalista Lucas Sá criticou o Projeto de Lei n°150/2019, aprovado nesta terça-feira, 25, pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

Siga o Poder News no Instagram.

A proposta determina que presos ou apenados submetidos ao monitoramento eletrônico arquem com os custos da tornozeleira e sua manutenção. Segundo Sá, a Alepa não tem competência para legislar sobre a matéria, pois se trata de um tema de âmbito federal.

“Deve haver uma ponderação com relação aos mais pobres. Quem não tem condição financeira não pode ter sua liberdade condicionada ao pagamento de uma tornozeleira eletrônica que deve ser fornecida pelo Estado”, argumenta o advogado.

Além disso, ele aponta um erro da Comissão de Constituição e Justiça ao considerar que o tema do Projeto de Lei se refere ao sistema penitenciário, área na qual a Alepa teria competência para legislar. No entanto, a monitoração eletrônica é regulamentada por leis federais, como o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execuções Penais, que estabelecem seu uso como alternativa à prisão preventiva e definitiva.

Dessa forma, trata-se de matéria de competência exclusiva do Congresso Nacional, tornando o Projeto de Lei inconstitucional.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: Ceará: Tafácil Consignados garante taxas diferenciadas para servidores
Next: Presidente da Alece anuncia implantação de carga-horária de 40h para servidores
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.