A Prefeitura de Fortaleza promove nesta quinta, 31, e sexta-feira, 1º, no Centro de Eventos do Ceará, o 5° Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para as Cidades.
A abertura será realizada pela escritora, filósofa e ativista Djamila Ribeiro, com uma palestra sobre inclusão e diversidade.
As temáticas abordadas pela ativista social destacam a perspectiva da equidade como fator essencial para a construção de uma cidade inovadora e benéfica para os cidadãos.
O Seminário reunirá outros especialistas em diversas áreas para apresentarem novos conceitos, visões e estratégias testadas ou em teste de maneira a melhorar a vida em cidades.
Realizado desde 2017, este ano o evento deve receber mais de 500 participantes, que são integrantes e parceiros da gestão municipal.
Segundo Joana Nogueira, coordenadora executiva da Assessoria de Assuntos Institucionais de Fortaleza, a é aproximar esse público de temáticas prioritárias para a Prefeitura.
“O evento também contribui para o estabelecimento de conexões entre os integrantes da gestão, isso vai gerando um corpo para a Prefeitura, para a criação de soluções e para facilitar a comunicação, o que também se traduz em benefícios para o cidadão”, afirma.
Todas as temáticas tratadas pelo Seminário, tanto nesta edição quanto nas anteriores, estão vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (OSDs) pactuados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A palestrante
Djamila tem ampla atuação em prol da justiça social e é uma das líderes mais influentes do movimento pelos direitos das mulheres negras brasileiras.
Formou-se em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo, onde também fez mestrado.
Prolífica ensaísta, Djamila é autora best-seller, foi uma das 51 autoras de 25 países convidadas a contribuir com The Freedom Papers em 2018 e coordena a Coleção Feminismos Plurais que, desde 2017, publica autores negros e negras no Brasil.