Durante visita ao Ceará, nesta sexta-feira, 1º de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi questionado sobre as eleições 2024 em Fortaleza.
À equipe do Jornal O Povo, através de sua assessoria, Lula disse não considerar problema que o candidato petista à Prefeitura venha a ser alguém que acabou de se filiar.
Ele destacou, no entanto, os nomes experientes da sigla no Ceará, como o governador Elmano de Freitas, a deputada Luizianne Lins, o ministro Camilo Santana, e o líder do PT na Câmara, José Guimarães.
“A energia e quantidade de quadros do PT do Ceará é invejável. E também tem gente boa nos partidos aliados. Não é um problema de falta de nomes. Tomaremos a decisão no tempo certo”, afirmou.
Lula veio ao Ceará para participar das comemorações de aniversário dos programas de microcrédito do Banco do Nordeste (BNB): Crediamigo e Agroamigo.
Novas filiações
Desde o ano passado, o PT deu um salto no número de prefeitos filiados e se tornou o segundo no número de prefeituras no Ceará, ficando atrás apenas do Partido Democrático Trabalhista (PDT).
Ao Diário do Nordeste, o presidente do PT-CE, Antônio Filho, o Conin, afirmou que o interesse tem partido dos próprios agentes públicos.
“Quando manifestam esse interesse a gente vai avaliando, conversa com o PT do município, com o do estado, vai vendo se não tem nenhum problema e vai filiando. Somos procurados”, disse.
Dentre os que seguem negociando, está o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, recém-saído do PDT e atualmente sem partido.
Parlamentar estava entre os que receberam Lula no aeroporto Plínio Martins, em Fortaleza, na noite de quinta.