Membro do Partido dos Trabalhadores (PT) em Fortaleza, o ex-deputado e atual presidente do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Acrísio Sena comentou sobre o cenário político das eleições de 2024 na capital cearense.
Declarações foram dadas em entrevista ao programa Conexão Assembleia, exibido pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).
Segundo ele, a disputa eleitoral consistirá em três blocos distintos: um de centro-esquerda, encabeçado pela sigla petista; outro de centro-direita, liderado pelo prefeito Sarto (PDT) e um terceiro de direita, tendo Capitão Wagner (UB) como principal representante.
Sobre o nome do PT em disputa, ele afirmou que a agremiação tem disposição para unidade, mas que “não existe essa história de definiu na cúpula e aqui na base está resolvido”.
“Não funciona no PT assim, Já tivemos isso no PT em 2004 com o Lula e com grandes figurões do PT e o PT foi lá, se rebelou e escolheu outro nome. Então, precisa de diálogo”, disse.
Acrísio também confirmou que, internamente, destacam-se os nomes da deputada federal Luizianne Lins (PT) e do presidente do Legislativo Estadual, Evandro Leitão, em processo de desfiliação do PDT.
Para ele, a única certeza que se tem no PT é que o partido terá candidatura própria para a Prefeitura de Fortaleza em 2024.
Evandro
Segundo o petista, Leitão é bem-vindo no Partido dos Trabalhadores, mas teria que dialogar com as forças internas da sigla caso tenha interesse em disputar a Prefeitura.
“O PT tem estrutura interna de muito debate, que possibilita qualquer filiado que quiser colocar seu nome, ele coloca e vai para a disputa. Eu não acredito que alguém já vai ungido. Mas o nome dele é muito forte indo para a disputa”, declarou.
Sena não acredita em uma candidatura pessebista, no caso de Evandro ingressar os quadros do partido presidido por Eudoro Santana.
Em sua avaliação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Educação, Camilo Santana e o governador do Ceará, Elmano de Freitas evitariam qualquer fragmentação do bloco político que foi construído desde as eleições de 2022.
Luizianne
Sobre a ex-prefeita, o político reforça a necessidade da construção de um diálogo em prol de sua candidatura, ao mesmo tempo que salienta a força do nome de Luizianne.
“Não tem como uma deputada que tirou 200 mil votos em Fortaleza, foi duas vezes prefeita, é uma das maiores lideranças do PT aqui não ser levada em consideração a sua opinião. Tem que conversar com a Luizianne, se entender com o PT, conversar com nossos deputados e vereadores”, comentou.