Na China, o governador Elmano de Freitas (PT) assinou memorando de entendimento para a participação de empresa chinesa na elaboração de estudo de viabilidade para a construção de unidades de habitações sociais e escolas em tempo integral no Estado.
Nas últimas semanas, foram anunciadas 22 novas escolas em tempo integral e 1.088 novas moradias do “Minha Casa, Minha Vida” para o Ceará por meio da parceria com o Governo Federal.
A CITIC Group é uma empresa de investimento estatal da República Popular da China.
A CITIC Construction, que se reuniu com o chefe do Executivo cearense, é a subsidiária de construção e engenharia da companhia.
Durante o encontro, estiveram presentes também o presidente da CITIC, Tao Yang, e o embaixador do Brasil em Pequim, Marcos Bezerra Abbott Galvão.
Conforme agenda do governador na China, obtida pelo jornal OPINIÃO CE na última semana, a Educação é um dos principais temas de debates no país asiático.
Moradia
Outro importante eixo temático nos compromissos no país asiático é a habitação.
Segundo o governador, as parcerias asiáticas podem ajudar no desenvolvimento de um programa de habitação para Fortaleza e o Interior do Estado.
Além disso, na última semana, em reunião de Elmano com o ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), foi definida verba de R$ 117,7 milhões do Governo Federal para a construção de 1.088 unidades habitacionais na Capital Fortaleza.