
O governador Elmano de Freitas se prepara para embarcar rumo à China. O gestor realizará uma série de visitas a companhias do país.
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Prioritariamente, o petista vai dialogar com representantes do setor de energia. A ideia é formatar uma possível parceria público-privada (a famigerada PPP) para viabilizar projetos de linhas de transmissão.
O objetivo é cristalino: garantir que o hub de hidrogênio verde (H2V) saia do papel. A infraestrutura é necessária para escoar a produção de energia, além de garantir segurança para os data centers.
Sim, Elmano quer que o Ceará se transforme em um centro de conectividade global. Para isso, já conta com a localização estratégica (Estado fica na “esquina” do Atlântico) e 16 cabos submarinos catalogados pela Anatel.
No âmbito dos automóveis, o governador terá uma agenda com algumas montadoras chinesas. O Palácio da Abolição não cita nomes.
É certo que o petista quer sair de lá com algum memorando destinado à produção de veículos no Polo Automotivo de Horizonte, estrutura que tem como parceria Comexport. A companhia atua com marcas como Volkswagen, GM (Chevrolet), Toyota, Honda, Renault, Ford, BYD, GWM (Great Wall Motor), Chery (Caoa Chery), Volvo, Porsche, Mercedes-Benz e Higer.
O fato é reforçado com a participação do Ceará em uma das maiores feiras do mundo, a “Auto Shangai 2025: embracing innovation, empowering the future”.
Curiosidade: em Shangai está localizada a Shanghai Automotive Industry Corporation, ou apenas SAIC Motors. É considerada a principal fabricante de automóveis chinesa. E a segunda maior do país, também baseada na província, é a Changan Automobile.