![](https://podernews.com.br/wp-content/uploads/2023/09/energia-eolica-2.jpg)
O Ceará entrou na lista de estados da Petrobras no processo de licenciamento ambiental de dez áreas no mar brasileiro destinadas ao desenvolvimento de projetos de energia eólica offshore.
Siga o Poder News no Instagram.
Além das três áreas cearenses, a instituição também confirmou, no Nordeste, três outros projetos no Rio Grande do Norte e um no Maranhão.
No Sudeste, a estatal anunciou ideias para o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, uma em cada estado. No Sul, o contemplado será o Rio Grande do Sul, também com uma plataforma.
Segundo a petroleira, o pedido de início de licenciamento é uma sinalização de interesse da Petrobras para o desenvolvimento de projetos próprios.
“Além dos projetos em parceria, que continuam sendo uma prioridade, a exemplo das áreas que estão sendo estudadas em conjunto com a Equinor”, destacou a empresa, em comunicado.
De acordo com a nota, somadas, essas áreas, a serem avaliadas, têm um potencial para o desenvolvimento de projetos eólicos offshore com capacidade de até 23 GW.
Com esse movimento, a Petrobras passa a ser a empresa com o maior potencial de geração de energia eólica offshore no Brasil em termos de capacidade protocolada junto ao Ibama.