
O Ceará iniciou 2025 com resultados positivos no comércio exterior, impulsionado pelo crescimento das exportações, recuperação de produtos estratégicos e diversificação dos mercados.
Siga o Poder News no Instagram
De janeiro a abril, o estado exportou US$ 500,7 milhões, registrando alta de 19,7% em comparação ao mesmo período de 2024. Somente em abril, as vendas externas somaram US$ 151,8 milhões, um avanço de 24,2% sobre março. Com esse desempenho, o Ceará manteve a 17ª posição no ranking nacional de exportações e a 4ª no Nordeste.
As informações fazem parte do Ceará em Comex, estudo elaborado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), que acompanha mensalmente o desempenho da balança comercial cearense.
O levantamento analisa dados por setor, município e mercado, oferecendo um panorama detalhado das movimentações internacionais do estado.
Entre os destaques do quadrimestre estão produtos como castanha de caju, que teve crescimento de 110,6%, alcançando seu melhor resultado desde 2022. Também apresentaram desempenhos expressivos a cera de carnaúba, com alta de 48,2%, peixes e crustáceos, com crescimento de 25,4%, e o setor de frutas, que avançou 40,6%.
Atualmente, 52 municípios cearenses participam do comércio exterior, com liderança de São Gonçalo do Amarante, Fortaleza e Sobral. Os principais destinos das exportações que mais cresceram foram Estados Unidos, Reino Unido e Países Baixos.