Ocorreu, nesta terça-feira, 19, o seminário ‘Programa Bolsa Família e o Cadastro Único Procad Suas’.
Siga o Poder News no Instagram.
Abertura contou com as presenças do governador Elmano de Freitas (PT) e de outras autoridades, assistentes sociais, educadores, profissionais da saúde e gestores públicos de todas as regiões do Ceará.
Na oportunidade, Elmano reforçou a importância da união entre Governo Federal, estados e municípios para o fortalecimento das políticas públicas e do Sistema Único de Assistência Social.
Segundo ele, o Suas foi fragilizado nos últimos quatro anos – referindo-se à gestão de Jair Bolsonaro (PL).
“Estamos reorganizando, com ações como o novo Bolsa Família lançado pelo presidente Lula. Compreendemos a importância das políticas públicas que, nesse caso, representam a vida ou a morte de muitas pessoas”, afirmou.
Também estavam presentes a secretária da Proteção Social, Onélia Santana; titular da Secretaria de Saúde, Tânia Mara; dentre outros.
Assistência no Ceará
Lançado em junho deste ano, o Programa Ceará Sem Fome entrega cartões que beneficiam mais de 200 mil pessoas em extrema vulnerabilidade social.
São 43 mil famílias recebendo o valor de R$ 300 mensais para aquisição de alimentos. Outro destaque da iniciativa são as Cozinhas Ceará Sem Fome.
Em duas semanas, já são cerca de 60 cozinhas abertas distribuindo cada uma, diariamente, 100 refeições a pessoas em insegurança alimentar.
A meta é chegar a 1.298 cozinhas em todo o estado.
Já o Cartão Mais Infância, no valor mensal de R$ 100, contempla 150 mil famílias em situação de vulnerabilidade.
E o Vale-Gás Social beneficia mais de 210 mil famílias, assim como cozinhas comunitárias e instituições atendidas pelo Programa Mais Nutrição.
A recarga gratuita de um botijão de gás, de 13 kg, ocorre três vezes por ano.