
A indústria criativa brasileira movimentou R$ 393,3 bilhões em 2023, o equivalente a 3,59% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, segundo dados divulgados pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). O setor empregou 1,26 milhão de pessoas, com destaque para áreas como publicidade, marketing, tecnologia da informação e pesquisa.
Siga o Poder News no Instagram
De acordo com o levantamento, os segmentos de consumo — como publicidade, design e moda — concentram a maior parte dos postos de trabalho. Na sequência, aparecem os setores de tecnologia, mídia e cultura, que também apresentaram crescimento relevante.
As ocupações com maior expansão no último ano foram analista de e-commerce, profissional de mídias digitais, produtor cultural e apresentador de eventos. O avanço da indústria criativa foi o dobro da média do mercado de trabalho brasileiro no mesmo período, reforçando sua importância estratégica para a economia.
A pesquisa da Firjan aponta ainda que o setor é caracterizado por alta qualificação profissional e forte presença em grandes centros urbanos, mas também começa a se expandir para outras regiões do país, impulsionado pela digitalização e pelas novas demandas de consumo.