
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) participou, nesta sexta-feira, 27, da Aliança pela Vacinação contra o HPV, em Fortaleza. A iniciativa une o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), os Governos do Ceará e do Rio Grande do Norte, por meio das respectivas Secretarias da Saúde, e o Grupo Mulheres do Brasil (Núcleos CE e RN).
Siga o Poder News no Instagram
O objetivo é reforçar a importância da imunização de adolescentes de 9 a 14 anos para prevenir o câncer de colo de útero e outras doenças associadas ao vírus.
A aliança lançou, inicialmente, um projeto-piloto nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte, com a meta de imunizar 90% dos adolescentes contra o HPV até 2026.
Esse é o percentual almejado Assembleia Mundial da Saúde de cobertura vacinal contra o HPV, a ser alcançado até 2030, para meninas aos 15 anos de idade, como uma das estratégias para a eliminação do câncer de colo do útero.
O secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Silva Lima Neto, destacou o poder de mobilização das parcerias para o cumprimento das metas, especialmente na vacinação.
“Fico muito feliz com essas grandes mobilizações que tem se construído. A gente precisa se movimentar enquanto saúde para chegar mais perto da população e na luta contra o HPV, porque ainda temos um diferencial na cobertura vacinal de meninos e meninas”, disse.