
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deu o sinal verde para a construção da linha de transmissão que vai ligar o Data Center Pecém II, em Caucaia, à rede elétrica nacional. Esse projeto é uma parceria estratégica entre a Casa dos Ventos e a ByteDance, empresa dona do TikTok. A iniciativa não só reforça o que já havia sido adiantado por Machidovel Trigueiro Filho, secretário de Ciência de Caucaia, mas também projeta um futuro promissor para a região.
Siga o Poder News no Instagram
Segundo Trigueiro Filho, a nova estrutura de energia vai além de abastecer o data center. Ela cria um ambiente fértil para atrair um ecossistema de inovação completo. Isso inclui desde empresas de energia limpa e startups até centros de pesquisa e negócios que dependem de alta performance digital. Essa visão integrada promete transformar a área em um polo tecnológico e sustentável.
Os dois data centers envolvidos no consórcio terão conexões robustas e devem começar a operar em janeiro de 2027. A expectativa é que a construção gere cerca de 15 mil empregos, com 500 vagas fixas após a conclusão. Para garantir que a mão de obra local esteja pronta, a Prefeitura de Caucaia já planeja programas de capacitação com o IFCE e outras instituições. Além disso, o projeto terá uma conexão direta com as iniciativas de hidrogênio e amônia verde da Casa dos Ventos, compartilhando a mesma base de energia limpa.