
A bandeira tarifária de energia elétrica para o mês de julho será, novamente, vermelha patamar 1, mantendo a mesma sinalização de junho. Isso significa que as contas de luz continuarão com um adicional de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, impactando diretamente o bolso dos consumidores em todo o país.
Siga o Poder News no Instagram
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a decisão se deve ao cenário de chuvas abaixo da média em diversas regiões.
Essa condição reduz a capacidade de geração das usinas hidrelétricas, as fontes mais baratas. Com isso, torna-se necessário acionar termelétricas e outras fontes mais caras para suprir a demanda de energia.
A Aneel ressalta a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica diante dessa bandeira.
O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, reflete os custos variáveis da geração de energia, indicando o valor para gerar a energia usada por residências, comércios e indústrias. A economia de energia não só ajuda a reduzir a conta, mas também contribui para a preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade do setor elétrico.