
O governo federal anunciou o aumento da mistura obrigatória de etanol na gasolina, de 27% para 30%, a partir de 1º de agosto, e de biodiesel no diesel, de 14% para 15%.
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Essa medida, que visa valorizar a produção nacional, traz uma boa notícia para o consumidor: uma possível redução de até R$ 0,11 por litro na gasolina. A decisão reflete a busca por maior autossuficiência energética e a redução da dependência de combustíveis importados.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, a adoção do E30 na gasolina pode gerar uma economia superior a R$ 4 bilhões por ano, além de permitir que o Brasil se torne exportador de gasolina já em 2025.
O governo também projeta uma economia de até R$ 0,02 por quilômetro rodado. Para o professor Márcio D’Agosto, da Coppe/UFRJ, a medida contribui para a descarbonização da matriz de transportes e reduz as emissões de gases de efeito estufa.
A decisão foi baseada em análises técnicas, econômicas e ambientais, e testes comprovaram a compatibilidade do E30 com a frota nacional. Veículos flex, predominantes no país, e até mesmo os mais antigos, não devem apresentar problemas.
Apesar dos benefícios e da tradição do etanol no Brasil, o professor D’Agosto ressalta a necessidade de um planejamento estratégico mais robusto para a transição energética completa no setor de transportes.