![](https://podernews.com.br/wp-content/uploads/2023/09/mombaca.jpg)
O município de Mombaça, na região Centro Sul, considerado um dos grandes produtores na década de 70, retomou, em 2023, a sua produção, fechando o primeiro semestre com 12 toneladas extraídas.
Siga o Poder News no Instagram.
O projeto de extração de algodão em Mombaça se chama Ouro Branco, em alusão a como ficou conhecido o algodão nos anos 1970 e 1980, por ter sido um dos produtos base na economia cearense.
Iniciativa retorna a produção após 39 anos. Na primeira colheita, realizada em 3 de agosto, foram obtidos houve a participação de aproximadamente 18 agricultores.
Nela, o produtor local José Antônio Azevedo, por exemplo, colheu sozinho mais de 300 arrobas, ou seja, 4,5 toneladas de algodão.
A expectativa é que Mombaça feche o segundo semestre com uma produção total de 30 toneladas de algodão, escoado para o mercado regional.
Governo Municipal
Para o prefeito da cidade, Orlando Filho (Republicanos), o projeto Ouro Branco, além de gerar emprego e renda para Mombaça, resgata uma tradição de décadas.
“O algodão faz parte da nossa história e da nossa economia, nossa expectativa é que a produção aumente ainda mais com ações que a Prefeitura vem fazendo”, disse ele.
Dentre as ações, foram citadas a aração de terra, a doação de sementes, os produtos biológicos de combate ao bicudo e as lagartas, além de assistência técnica de logística e comercialização.