
O Banco do Nordeste (BNB) agora integra o Sistema de Expectativas de Mercado do Banco Central do Brasil (BCB), que elabora o Boletim Focus. Este documento é crucial para a política monetária e o controle da inflação no país. A participação do BNB será liderada pelo economista-chefe Rogério Sobreira e pela equipe de economistas e pesquisadores do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene).
Siga o Poder News no Instagram
Como novo membro, o BNB passará a enviar, semanalmente, suas projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM), o câmbio, o Produto Interno Bruto (PIB) e a taxa Selic. Os dados coletados são então processados e divulgados pelo Banco Central, com destaque para a mediana das expectativas em diferentes horizontes de tempo.
Rogério Sobreira considera a entrada no grupo um reconhecimento da importância do BNB e de sua excelência técnica. Ele destaca que o olhar regional do Banco do Nordeste contribuirá para uma análise mais completa da economia nacional. Allisson Martins, gerente do Etene, ressalta que a seleção de instituições é baseada em relevância e qualificação, tornando a participação do BNB um marco importante para o monitoramento das expectativas econômicas do país.