![](https://podernews.com.br/wp-content/uploads/2023/09/rosa-weber-lula.jpg)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Justiça Flávio Dino assinou o decreto que concede aposentadoria à ministra Rosa Weber (STF), nesta sexta-feira, 29.
Siga o Poder News no Instagram.
A aposentadoria de Rosa Weber começa a valer neste sábado, 30. Ministra completa 75 anos no dia 2 de outubro, idade-limite para ocupar um cargo no STF.
Em seu perfil nas redes sociais, Dino elogiou a trajetória de Weber no judiciário brasileiro.
“Fez uma longa e exitosa carreira na magistratura, da 1ª instância até alcançar o auge, na Presidência da nossa Corte Constitucional. Cumprimento-a e desejo continuados sucessos”, escreveu.
Ministra foi indicada pela ex-presidente Dilma Rousseff e assumiu a cadeira do STF em dezembro de 2011. Foi a terceira mulher a ocupar o cargo de ministra do STF.
Futuro ministro
Lula deve indicar um novo nome nos próximos dias. O presidente está sendo pressionado para indicar uma mulher para a cadeira de Rosa Weber, mas já declarou que “o critério não será gênero e raça”.
Entre os cotados, estão o ministro Flávio Dino, o presidente do TCU, Bruno Dantas e o advogado-geral da União, Jorge Messias.
Caso se confirme a indicação de um homem no lugar de Rosa, a ministra Cármen Lúcia passará a ser a única mulher entre os 11 ministros.
A cúpula do governo está desconfortável com a lembrança de que a opção por um homem contradiz o discurso sobre diversidade de Lula.