
A bolsa de valores brasileira caiu mais de 1% e o dólar subiu nesta sexta-feira (18), impactados por incertezas. A principal preocupação do mercado é a ameaça do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. Além disso, a operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro atraiu grande atenção.
Siga o Poder News no Instagram
O presidente Lula classificou a carta de Trump como “chantagem inaceitável”, defendendo a soberania brasileira e negando interferência em empresas digitais. Em resposta, Trump vinculou as tarifas ao julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe. Essa ligação de questões políticas e judiciais dificulta as negociações do Brasil com os Estados Unidos, gerando maior cautela.
No cenário externo, dados econômicos robustos dos EUA indicaram resiliência, influenciando as expectativas sobre a taxa de juros do Federal Reserve. A agenda econômica brasileira vazia também contribuiu para a cautela dos investidores, fazendo com que o real desvalorizasse frente ao dólar, na contramão de outras moedas emergentes.