
Mais de 10 mil empresas brasileiras serão diretamente impactadas pela tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos do Brasil. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (24) pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que também alertou que empresas norte-americanas serão prejudicadas pela medida protecionista.
Siga o Poder News no Instagram
Em entrevista à Rádio Itatiaia, Haddad afirmou que o governo brasileiro está elaborando um plano de contingência, que incluirá uma série de medidas e linhas de crédito para mitigar os impactos. Esse planejamento detalhado será apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana. O ministro voltou a criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus familiares, acusando-os de usar influência política sobre o governo de Donald Trump para impedir o diálogo e as negociações entre os dois países.
A tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros está programada para entrar em vigor em 1º de agosto. Haddad ressaltou que, se não fosse a interferência desses “personagens”, o Brasil já estaria em uma mesa de negociação com os EUA. O governo tem realizado diversas reuniões com empresas para avaliar os potenciais impactos e buscar respostas, mas tem encontrado dificuldades em estabelecer contato com o alto escalão do governo Trump para tentar um acordo.