
Ao ser questionada sobre a possível sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros a partir desta sexta-feira, 1º, a China declarou estar disposta a trabalhar com países da América Latina e do Brics — incluindo o Brasil — para defender o sistema multilateral de comércio, centrado na OMC, e promover a justiça e a equidade internacionais.
Siga o Poder News no Instagram
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Guo Jiakun, afirmou que a China valoriza a parceria com o Brasil, especialmente no setor de aviação, e está aberta a ampliar essa cooperação com base nos princípios de mercado. A declaração surge em meio a especulações sobre uma possível maior abertura do mercado chinês a produtos brasileiros atualmente exportados para os EUA, como os aviões da Embraer.
Sobre as negociações comerciais em andamento entre China e Estados Unidos, que ocorrem até esta terça-feira, 29, em Estocolmo, Guo manteve o tom diplomático: “Com base na igualdade, respeito e reciprocidade, buscaremos ampliar consensos e reduzir mal-entendidos por meio do diálogo”.