No mês de conscientização para o controle do câncer de mama, a Câmara Municipal de Fortaleza, por meio do Departamento de Saúde promove a campanha “O seu corpo fala. O autocuidado ajuda a ouvir”.
Siga o Poder News no Instagram.
Com a distribuição de panfletos informativos, a iniciativa busca sensibilizar servidoras e população para a importância da prevenção.
A entrega foi realizada na entrada da Câmara Municipal, na Central da Cidadania e em todos os departamentos do Legislativo.
A Campanha também está sendo veiculada nas redes sociais e meios de comunicação da Casa.
Diagnóstico
Quando diagnosticado e tratado na fase inicial da doença, as chances de cura do câncer de mama chegam até 95%, por isso a importância da prevenção.
Na fase inicial da doença o tumor pode ser muito pequeno, podendo ter menos de um centímetro de tamanho, nesse caso, a doença só será detectada por um exame de imagem, como a mamografia.
Por isso, é importante que a mulher vá ao ginecologista ao menos uma vez por ano e faça seus exames de rotina periodicamente.
Onde realizar o exame de forma gratuita
Os exames de prevenção ao câncer de mama são disponibilizados de forma gratuita por meio da Central de Regulação, no Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), no Hospital César Calas e no Instituto de Prevenção do Câncer.
A Associação Nossa Casa também está disponibilizando 400 mamografias gratuitas para mulheres em vulnerabilidade em Fortaleza.
A ação tem como público-alvo mulheres a partir dos 40 anos, em situação de vulnerabilidade social e fragilidade econômica e sem acesso rápido e fácil ao Sistema Único de Saúde (Sus), principalmente àquelas com risco elevado para o câncer de mama.
As interessadas devem fazer o agendamento no site da Associação Nossa Casa, através do preenchimento de um formulário.
A seleção das beneficiadas será feita com base em critérios sociais e médicos para o risco de desenvolver a doença.