
Quatro governadores de direita apontados como possíveis candidatos à Presidência em 2026 aproveitaram um evento em São Paulo nesta quarta-feira, 13, para atacar o governo Lula (PT) e ensaiar discursos eleitorais.
Siga o Poder News no Instagram
O encontro, promovido pelo BTG Pactual sob o tema “Unindo Forças Pelo Agro”, reuniu Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Ratinho Jr. (PSD-PR) e Eduardo Leite (PSD-RS). Eles criticaram a gestão petista citando crises econômica, institucional e moral.
Tarcísio, que tem evitado declarar oficialmente uma candidatura ao Planalto, fez um dos discursos mais duros contra Lula, afirmando que o país “não aguenta mais corrupção, aumento de impostos e o PT”. Apesar de dizer que pretende disputar a reeleição em São Paulo, ele já sinalizou a aliados que poderia concorrer à Presidência se Jair Bolsonaro (PL) pedisse.
Ratinho Jr. elogiou os colegas e defendeu renovação política. Leite afirmou que “o país precisa virar a página” após sete candidaturas de Lula nas últimas dez eleições. Caiado classificou o presidente como “anão político” e acusou o governo de adotar “política populista e irresponsável”, alertando para o risco de “socialização” do país.
O tarifaço de 50% imposto por Donald Trump a produtos brasileiros também foi alvo. Ratinho ironizou o vídeo em que Lula come jabuticaba para provocar o americano, dizendo que “não é assim que se resolve problemas”. Caiado atribuiu as tarifas à briga entre Lula e Trump.