
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, concedeu entrevista ao jornal norte-americano The Washington Post, que o definiu como “o juiz que se recusa a ceder à vontade de Trump”.
Siga o Poder News no Instagram
Na conversa, Moraes relembrou o momento em que estava assistindo a um jogo do Corinthians quando recebeu diversas mensagens alertando que Jair Bolsonaro (PL) havia descumprido a ordem de não usar as redes sociais. Diante da situação, ele determinou de imediato a prisão domiciliar do ex-presidente, que será julgado nas próximas semanas por tentativa de golpe de Estado.
Sobre a pressão internacional, o ministro afirmou que não há possibilidade de recuo diante das sanções impostas pelos Estados Unidos: “Não há a menor chance de recuarmos nem um milímetro sequer.”
Moraes destacou ainda que, diferentemente dos EUA, onde nunca ocorreu um golpe, o Brasil acumula histórico de rupturas democráticas — como a ditadura de Getúlio Vargas, os 20 anos de regime militar e diversas tentativas de golpe. “Quando você é mais atingido por uma doença, desenvolve anticorpos mais fortes e busca uma vacina preventiva”, comparou.