
O economista Dani Rodrik, da Universidade de Harvard, afirmou que as tarifas impostas por Donald Trump contra parceiros comerciais, incluindo o Brasil, são ineficazes até para a economia americana. Para ele, a política não garante empregos de qualidade nem fortalece a classe média dos EUA. Segundo Rodrik, as sobretaxas podem até aumentar a arrecadação ou os lucros de empresas, mas não geram necessariamente inovação, investimento ou mais contratações.
Siga o Poder News no Instagram
O professor destacou que tarifas devem ser medidas temporárias e sempre acompanhadas de estratégias internas para estimular a economia. “As tarifas são apenas um escudo, não o principal instrumento”, disse. Ele citou a China como exemplo de sucesso por adotar políticas nacionais consistentes, voltadas ao crescimento e à inovação. No caso brasileiro, Trump aplicou tarifa de 50% sobre quase 36% das exportações, afetando setores estratégicos.
No mesmo seminário do BNDES no Rio de Janeiro, Alex Soros, presidente da Open Society, também criticou a política externa de Trump. Ele citou cortes em ações humanitárias, como na agência Usaid, que teriam provocado mortes ao redor do mundo. Para Soros, as medidas não refletem o verdadeiro interesse nacional dos EUA e mostram os limites do isolacionismo econômico.