
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, anunciou nesta sexta-feira (22) que o banco vai coordenar a concessão de crédito do Plano Brasil Soberano, criado para mitigar os impactos das tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos. Ao todo, o governo vai disponibilizar R$ 30 bilhões para garantir financiamentos às empresas afetadas.
Siga o Poder News no Instagram
Segundo Mercadante, terão prioridade no acesso ao crédito as companhias que perderam ao menos 5% do faturamento com as tarifas. Para essas, haverá linhas específicas voltadas a micro, pequenas e médias empresas. Já as empresas taxadas em menos de 50% terão crédito diferenciado, com R$ 10 bilhões em recursos do BNDES, mas em condições menos favoráveis que as destinadas aos casos de maior impacto.
As linhas abrangem capital de giro, investimentos produtivos, inovação e diversificação de exportações. Empresas com perdas iguais ou superiores a 20% poderão acessar todas as modalidades de financiamento e garantias, como o PEAC-FGI e o FGO, reforçando o apoio emergencial para preservar a atividade econômica e o emprego.