
O programa “Conexões Inovação Aberta Nordeste” (Co.NE) iniciou nesta terça-feira (26) suas atividades com os quatro municípios selecionados para o projeto-piloto: Fortaleza (CE), Feira de Santana (BA), Mossoró (RN) e Montes Claros (MG). A iniciativa busca aproximar o setor público de startups para desenvolver soluções criativas e eficientes em gestão municipal.
Siga o Poder News no Instagram
Fruto de parceria entre Sudene, BID, BNB, Enap e Impact Hub, o Co.NE pretende transformar a administração pública por meio da inovação aberta. Durante o primeiro encontro, foram apresentados conceitos de inovação no setor público e detalhes sobre a CPSI, modalidade de licitação que permite a contratação de soluções em fase de desenvolvimento.
O programa prevê até 2028 a realização de 14 ciclos de inovação em até 56 cidades, com lançamento de até 168 desafios públicos. Cada município poderá apresentar três problemas prioritários, cujas soluções serão selecionadas pela plataforma Desafios da Enap. As reuniões semanais seguem até dezembro, com oficinas práticas já a partir da próxima semana.