
A Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE) recebeu, nesta semana, representantes de empresas suíças para tratar da expansão de mercados europeus para produtos cearenses.
Siga o Poder News no Instagram
O encontro, realizado na sede da SDE, teve como foco a negociação de acordos comerciais para a exportação de castanha de caju, polpas de frutas e camarão.
Participaram da reunião o secretário executivo de Comércio, Serviço e Inovação da SDE, Vicente Ferrer, e os diretores da Eurobras GmbH, Florian Knupfer e Marc Schnetzler. O encontro é parte de uma série de diálogos que a Secretaria mantém com investidores internacionais. Segundo Ferrer, “o Ceará busca diversificar sua pauta de exportações, especialmente após a perda de mercado nos Estados Unidos devido a novas tarifas”.
Durante a reunião, Ferrer destacou o potencial estratégico do Ceará para o mercado europeu, ressaltando as vantagens logísticas do Estado. A proximidade e a possibilidade de envio direto para o Porto de Roterdã, na Holanda, reduzem custos e tempo de transporte. “O objetivo foi discutir a comercialização de produtos cearenses diretamente para a Europa, com foco em Zurique”, explicou o secretário.
A Europa demonstrou interesse em importar castanhas de caju (in natura e com valor agregado), polpas de frutas tropicais e camarão, com destaque para Suíça, França e Alemanha. No caso do camarão, o mercado europeu prefere o produto com cabeça e em tamanhos variados, diferente da demanda americana, abrindo novas oportunidades para os produtores locais. “A SDE já está em contato com produtores de Aracati, Sertão e Acaraú para viabilizar essas exportações”, concluiu Vicente Ferrer.