
Um total de 99 mil trabalhadores têm cerca de R$ 114 milhões em abonos do PIS (Programa de Integração Social) disponíveis para saque na Caixa Econômica até 29 de dezembro, conforme o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).
Siga o Poder News no Instagram
O último lote de pagamentos foi liberado em 15 de agosto, referente ao ano-base 2023. Todos os anos, parte do dinheiro do abono salarial fica “esquecida”, muitas vezes porque beneficiários desconhecem seu direito.
Segundo o MTE, neste mês começou o processamento das informações enviadas pelas prefeituras dentro do prazo excepcional, encerrado em 20 de junho. Com isso, servidores públicos que tiveram atraso no pagamento referente ao ano-base 2023 receberão o abono em 15 de outubro.
A partir de 5 de outubro, os trabalhadores poderão consultar o valor e a instituição responsável pelo pagamento pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal Gov.br. O dinheiro não sacado até 29 de dezembro será devolvido ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), mas o trabalhador ainda poderá requisitar o valor em até cinco anos, a partir do fim do calendário anual, conforme a resolução 838, de 2019.