
Sob a luz do sol que brilha quase todos os dias, o Ceará desponta como um território promissor para o cultivo do Mirtilo.
Siga o Poder News no Instagram
Essa perspectiva, que vem animando o setor público e produtores locais, decorre de uma combinação de fatores capazes de colocar o Estado no mapa global da produção, ainda incipiente no Brasil.
Com sua abundância de luminosidade natural, aliada à localização estratégica no Atlântico, o Estado reúne condições ideais para favorecer também a exportação direta para mercados altamente consumidores, como Europa, Estados Unidos e Ásia.
Enquanto o Peru lidera a produção e exportação mundial, o avanço de novas propriedades rurais em fases experimentais abre espaço para que o Ceará se consolide nesse segmento.
Municípios localizados no Vale do Jaguaribe já contam com projetos em execução, e a Serra da Ibiapaba é outra região que reúne condições naturais favoráveis à plantação, com oportunidades de se tornar um polo produtor de grande potencial no Estado.
Na região, essa demanda vem acompanhada de qualificação, para que produtores estejam capacitados a desenvolver técnicas de cultivo do mirtilo. Com esse objetivo, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), ofereceu um curso gratuito de Produção de Mirtilo em Carnaubal, município da Ibiapaba.
A iniciativa, conforme destaca o secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado, Domingos Filho, tem o papel de incentivar os produtores da região. Ele ainda ressalta o foco no agronegócio. “O Ceará é um Estado rico em condições climáticas para a produção desta cultura de alto valor agregado que é o mirtilo, produto promissor para exportações na Europa. Hoje, contamos com áreas experimentais e o Governo do Estado, por meio da SDE e da Adagri, tem realizado seu papel de incentivar os produtores destas regiões, por meio de políticas públicas, com foco no desenvolvimento econômico do agronegócio cearense”, disse.