
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva organizou nesta segunda-feira (8) uma cúpula virtual do Brics para discutir estratégias de comércio em meio ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos. Em discurso, Lula afirmou que a integração financeira entre os países do bloco é uma forma de mitigar o protecionismo e defendeu que o Brics tem legitimidade para liderar a refundação do sistema multilateral de comércio.
Siga o Poder News no Instagram
Segundo o presidente, a “chantagem tarifária” vem sendo usada pelos EUA como instrumento político e ameaça a soberania dos países emergentes. Ele citou que juntos os membros do Brics representam 40% do PIB global e 42% da produção agropecuária, condições que podem sustentar uma industrialização verde e fortalecer a cooperação.
Lula também destacou a crise de governança mundial, a guerra na Ucrânia e a tensão no Caribe como exemplos de desequilíbrio internacional. Reforçou ainda o convite aos líderes para a COP30, em Belém, defendendo uma governança climática mais forte. A reunião contou com a participação de China, Rússia, África do Sul, Irã, Egito, Indonésia, Emirados Árabes, Índia e Etiópia.