O mês de setembro trouxe otimismo para os empresários do setor da Construção Civil no Ceará.
Siga o Poder News no Instagram.
Informação é segundo a pesquisa “Sondagem da Construção”, realizada pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Segundo ela, apesar de uma ligeira retração no Nível de Atividade, outros indicadores indicam um cenário promissor no setor.
Dentre os dados mais destacados, está a perspectiva positiva para novas contratações.
No estado, o índice de Número de Empregados avançou de 48,5 para 54,1 pontos em comparação com agosto do ano anterior, alcançando sua pontuação mais alta desde janeiro de 2021.
Isso reflete a confiança dos empresários da construção local em expandir suas equipes de trabalho, enquanto a situação nacional aponta uma retração nesse mesmo índice, passando de 51,9 para 48,3 pontos.
Carteira assinada
Vale ressaltar que, entre janeiro e agosto de 2023 foram gerados 20.918 empregos com carteira assinada em Fortaleza.
A informação é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e mostra que a Capital tem a geração de emprego maior que 12 estados do Brasil.
Somado a isso, em setembro de 2023, o número de empregados no Ceará registrou um aumento de 0,8 pontos em relação ao período homólogo, enquanto o cenário nacional apresentou uma retração de 3,9 pontos.
Com mais de 37,9 mil novos empregos gerados em 2023, o Ceará também se destaca nas regiões Norte e Nordeste.