
A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) retoma às 9h desta quarta-feira, 10, o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em meio à crescente pressão internacional, especialmente do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Falta apenas um voto para o colegiado formar maioria pela condenação.
Siga o Poder News no Instagram
Na terça, 9, os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino abriram os votos a favor da condenação de Bolsonaro e aliados, acusados de participação em uma trama golpista.
No mesmo dia, o governo norte-americano ameaçou ampliar sanções econômicas contra o Brasil e chegou a citar a possibilidade de uso de força militar para “defender a liberdade de expressão”. Trump, que já havia classificado o processo como “caça às bruxas”, reforçou sua pressão em julho ao anunciar tarifas contra produtos brasileiros.
Além disso, parte dos ministros do STF foi proibida de entrar nos EUA, e Moraes sofreu sanções financeiras.
O julgamento será retomado com o voto do ministro Luiz Fux, que tem divergido do relator. Ele sinalizou que votará contra a competência do Supremo para julgar o caso, por entender que os principais réus não têm foro privilegiado.
Também defende que o crime de abolição do Estado democrático de Direito seja absorvido pelo de golpe de Estado, o que poderia reduzir penas. Fux indicou, porém, que não pedirá vista, o que evitaria atrasos.