
O Google lançou uma ferramenta de inteligência artificial voltada para agências governamentais brasileiras, com o objetivo de agilizar processos e aprimorar os serviços prestados aos cidadãos.
Siga o Poder News no Instagram
O anúncio do Gemini for Government foi feito durante o Cloud Summit, em São Paulo, nesta quarta-feira, 10.
O serviço será baseado no Agentspace, plataforma do Google Cloud que cria sistemas de software autônomos em nome de empresas e órgãos públicos.
Entre os recursos disponibilizados estão pesquisa empresarial, geração de fotos e vídeos, NotebookLM (para análise de dados) e o assistente de IA Gemini.
A empresa afirmou que os dados governamentais confidenciais serão protegidos por uma infraestrutura de nuvem segura, permitindo que os órgãos mantenham informações sensíveis em seus próprios data centers.
Paralelamente, o Google apresentou o Gemini for Education, voltado para universidades brasileiras. A ferramenta permitirá que instituições acadêmicas utilizem modelos de IA premium para pesquisas e atividades educacionais, dentro do Workspace for Education.
“Se você estiver atrasado para uma reunião, a inteligência artificial pode fazer anotações por você”, exemplificou o CEO do Google Cloud, Thomas Kurian, durante o evento.
Segundo levantamento do Google, agentes de IA estão sendo usados principalmente nas áreas de marketing (55%), experiência do cliente (54%) e cibersegurança (52%) em empresas com receita anual superior a US$ 10 milhões.