
A soja foi a cultura agrícola de maior valor de produção em 13 unidades da Federação em 2024, segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 11, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Siga o Poder News no Instagram
No total, o cultivo do grão gerou uma receita de R$ 260,2 bilhões, equivalente a 33,2% de toda a produção agrícola do Brasil no ano passado (R$ 783,2 bilhões). Em seguida vieram a cana-de-açúcar (13,4%), o milho (11,3%) e o café (8,8%).
A soja liderou o valor da produção nos quatro estados do Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal), nos três do Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), em três do Nordeste (Bahia, Piauí e Maranhão) e em três do Norte (Tocantins, Rondônia e Roraima).
O Mato Grosso segue como o maior produtor do país: em 2024, a soja representou 52,9% do valor total obtido com as culturas agrícolas no estado. No Piauí, a participação chegou a 70,8%.
A cana-de-açúcar foi a principal cultura em três estados: São Paulo, Alagoas e Paraíba. O café liderou em dois: Minas Gerais e Espírito Santo. Já a mandioca predominou em Amazonas e Acre.
Outras que tiveram destaque regional:
Milho em Sergipe;
Uva em Pernambuco;
Melão no Rio Grande do Norte;
Banana no Ceará;
Açaí no Amapá;
Cacau no Pará;