
A Kroma Energia recebeu o primeiro transformador de força da WEG, que será utilizado na construção do Complexo Fotovoltaico Arapuá.
Siga o Poder News no Instagram
O equipamento é um dos principais componentes do sistema, que integra o maior parque de energia da empresa, localizado em Jaguaruana, no Ceará.
O aparelho será capaz de transformar 150 MVA (Megavolts-Ampère) de potência da energia gerada pelo Complexo, adequando-a para o envio ao sistema elétrico. A usina irá fornecer 34,5 kV (Quilovolts), e a tensão será elevada pelo transformador para 230 kV.
Este é o nível indicado para o envio da energia para as linhas de transmissão da subestação coletora até o bay de conexão, ponto de entrada da usina no sistema elétrico nacional.
Como o Complexo Fotovoltaico Arapuá poderá produzir até 200 MW, serão utilizados dois transformadores para suportar a carga total. O segundo equipamento está previsto para ser instalado ainda em outubro, e os testes de energização, para o início de novembro.
“A parceria entre Kroma e WEG para a execução deste projeto foi fundamental para garantir a entrega dentro do prazo e dos custos estipulados. Esse é um passo importante para assegurar a eficiência e a confiabilidade do parque, que representa um marco na estratégia de crescimento da Kroma no setor de energia renovável”, afirma Alexandre Guerra, project manager do Complexo Arapuá.