
Será realizada uma audiência pública para tratar sobre a saúde mental dos docentes da educação básica no Estado do Ceará.
Siga o Poder News no Instagram.
Ocasião, promovida Comissão de Educação Básica da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), ocorre nesta quinta-feira, 19.
O debate ocorre no Complexo de Comissões Técnicas da Casa Legislativa, a partir das 14h.
O requerente da audiência, deputado Renato Roseno (Psol), ressalta que neste mês ocorre a campanha Outubro Lilás, voltada para a promoção e valorização da saúde mental dos profissionais da educação.
Segundo ele, a campanha Outubro Lilás é desenvolvida desde 2019 a partir da iniciativa de psicólogos(as) integrantes do Lugar do Sentir.
“Comunidade que exerce atividades de cuidado junto a docentes e demais trabalhadores(as) que desempenham funções em estabelecimento de educação, públicos ou privados”, informa o parlamentar.
Renato Roseno explica ainda que a cor lilás é uma alusão às licenciaturas e à pedagogia.
Já o mês de outubro foi escolhido em razão de englobar os dias Mundial da Saúde (10 de outubro) e dos Professores (15 de outubro).
Campanha
Entre os objetivos da campanha, o deputado cita o fortalecimento das comunidades escolares centradas nas pessoas e nas relações e a construção de serviços.
Dentre eles, destacam-se plantões psicológicos, estratégias em primeiros socorros psicológicos e mapa de acolhimento com professores afastados.
Também está incluso o apoio à implementação da Lei nº 13.935/19, que determina a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica.