Representantes da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) reuniram-se com a consultoria do Banco Mundial para iniciar o Planejamento de Comunicação voltado à segurança de barragens do Ceará.
Siga o Poder News no Instagram.
Encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira, 19, em Fortaleza. Estavam presentes Técnicas e gestoras dos setores de segurança de barragens, além a equipe das assessorias de comunicação dos respectivos órgãos do Estado.
A reunião se deu com a frente de trabalho do Banco Mundial que envolve, neste caso, as ações de comunicação e sensibilização da sociedade no que diz respeito à segurança dos reservatórios hídricos.
Dentre os assuntos abordados, estava em discussão de estratégias de divulgação e conscientização acerca da segurança de barragens, bem como a realização de eventos sobre o assunto, com envolvimento de diversos atores, sejam da sociedade, ou do poder público.
Segurança e comunicação
Itamara Taveira, gerente de Segurança e Infraestrutura da Cogerh explicou que a criação de planos de Comunicação para Segurança de Barragens visam disseminar conhecimento sobre o tema, desmistificando possíveis dúvidas acerca de mitos que rondam a segurança de barragens.
”É uma forma de nos aproximarmos da sociedade e também, de forma responsável, de preparar comunidades para situações de alerta”.
Clarice Mendonça, consultora em Segurança de Barragens do Banco Mundial, conduziu o momento e explicou a atuação do Banco nos trabalhos de consultoria para os planos de comunicação.
“Nós estamos fornecendo consultoria técnica, com auxílio de recursos do Fundo Japonês, para um planejamento de comunicação de segurança de barragens e auxílio técnico para implementação do Plano de Ação Emergencial do Açude Jaburu I, na Serra da Ibiapaba”, comentou.
Visita
Nesta semana, a região a jusante do açude Jaburu I foi palco de visita de representantes do Banco Mundial.
O foco, conforme explicou Clarice, foi o colhimento de informações, e mapeamento de áreas importantes para ser levado em consideração durante a elaboração do Plano Emergencial.
As discussões para elaboração das ações de comunicação seguem nesta sexta-feira, na sede da Secretaria dos Recursos Hídricos, em Fortaleza, e devem se estender nas próximas semanas, com encaminhamentos para reuniões posteriores com as diretorias da Cogerh, bem como lideranças da SRH.