
A prefeitura de Fortaleza promoveu, nesta sexta-feira, 3, uma ação de limpeza e desobstrução na Praia de Iracema, especialmente no trecho próximo ao Espigão da Rua João Cordeiro.
Siga o Poder News no Instagram.
A atividade ocorre após a aparição de manchas de esgoto no mar após as últimas chuvas registradas na capital.
Dentre os que acompanhavam a ação está Manoela Cordeiro, Coordenadora da CopiFor (Coordenadoria Especial de Programas Integrados), que explicou que as manchas decorrem de ligações irregulares de esgoto conectadas a rede de drenagem.
“Temos ligações que em vez de serem ligadas a rede de esgoto, conectadas a rede de drenagem. Essa rede de drenagem não é projetada para fazer o tratamento dessas águas ‘sujas’”, explicou.
Essas galeria, que desembocam no mar, não têm estrutura para receber resíduos de esgoto nem lixo urbano. São projetadas para a água da chuva, que é limpa, indica a coordenadora.
Outras ações
A partir da segunda semana de novembro, a prefeitura vai fechar as ligações clandestinas e acionar os órgãos competentes, como Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará), Agefiz (Agência de Fiscalização de Fortaleza) e Agefor (Associação das Empresas de Gerenciamento de Resíduos do Município de Fortaleza).
A ação desta sexta levou caminhões de sucção para a praia, no trecho mais crítico, com o intuito de remover a água suja e limpar resíduos na areia.
Essa atividade ocorre com frequência há pelo menos oito anos, e foi realizada pela última vez no mês de outubro. “A ideia é que, quantas vezes forem necessárias, essa ação possa se repetir”, aponta Cordeiro.
Além das galerias, também devem passar pela limpeza a faixa de areia, galerias, bocas de lobo e as próprias vias urbanas, “para que a gente possa se preparar para o próximo inverno”, indica a coordenadora.